Os primeiros passos para a Criação da Diocese de Caruaru começaram aos 19 de novembro do ano de 1944, quando o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Miguel de Lima Valverde, no salão nobre do Clube Intermunicipal formou a comissão pró-bispado para prosseguir com os encaminhamentos visando à criação do novo bispado em Caruaru. Aproximadamente quatro anos depois, o Papa Pio XII, em 07 de agosto do ano de 1948, através da Bula "Quae Maiori Christifidelium" erige canonicamente o novo bispado, ou seja a Diocese de Caruaru. A DIOCESE EM NÚMEROS
Território: 5.825 km²
Municípios: 19 (Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Chã Grande, Gravatá, Ibirajuba, Riacho das Almas, Sairé, Santa Cruz do Capibaribe, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte e Toritama)
Atual bispo Diocesano: Dom Bernardino Marchió, nasceu na Itália em 6 de setembro de 1943. Transferido da Diocese de Pesqueira, está em Caruaru desde 12 de janeiro de 2003.
Biografia do bispo:
Dom Bernardino Marchió nasceu aos 06 de setembro de 1943 na cidade de Busca na Itália. Filho de Constantino Francesco Marchió e Giovanna Giordano Marchió. Após terminar o estudo do primeiro grau menor, fez o segundo grau no Seminário em Saluzzo na Itália. No mesmo Seminário cursou Filosofia e Teologia e em Turim fez o curso de Pastoral Catequética. Foi ordenado Sacerdote na cidade de Busca em 29 de junho de 1968. Pe. Bernardino Marchió impelido pela missão, no dia 31 de outubro de 1975 chegou ao nordeste brasileiro para trabalhar na Diocese de Palmares. Nesta Diocese assumiu várias funções pastorais, dentre elas: Pároco da Catedral de Palmares, Fundador do Centro de Apóio para Menores de Rua, Coordenador da Pastoral da Juventude e da Pastoral Familiar, Vigário Geral de Palmares. Acompanha desde 1985 a Fazenda da Esperança, uma instituição que cuida da recuperação de drogados. Nomeado bispo Coadjutor da Diocese de Pesqueira no dia 27 de março de 1991 foi ordenado na cidade de Palmares no dia 29 de junho de 1991. Com a renúncia de Dom Manoel Palmeira, Dom Dino como é chamado por todos, assume o governo da Diocese de Pesqueira. Com o falecimento de Dom Antônio Soares Costa, o Papa João Paulo II nomeou Dom Bernardino novo Bispo Diocesano de Caruaru no dia 06 de novembro de 2002. O mesmo iniciou a sua missão no dia 12 de janeiro de 2003. Atualmente é membro do Conselho Permanente da CNBB e no Regional Nordeste II é responsável do Setor Juventude e das Novas Comunidades.
Fonte: www.gdac.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário