23 de dezembro de 2013

MISSA DO NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

“Hoje, nasceu o Salvador do mundo!” O que se celebra nesta liturgia é bem mais do que o aniversário do nascimento histórico de Jesus. A celebração da Natividade do Senhor é festa de sua manifestação na carne, isto é, Deus vindo ao encontro da humanidade como pessoa humana. 
Segundo o Apóstolo, “A graça de Deus se manifestou trazendo a salvação para todos os homens”. O recém-nascido envolto em faixas outrora encontrado pelos pastores é sinal deste acontecimento: “Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador que é o Cristo Senhor”. Iniciativa amorosa de Deus em vir ao encontro de suas criaturas, revestido de sua fragilidade. Nós, hoje, somos testemunhas da generosidade com que Deus nos trata. A segunda leitura nos interpela para que abracemos a sobriedade na vida, a justiça nos posicionamentos e a piedade nas relações. 
Estas são características do Cristo Senhor nascido para nós, hoje. O relato do nascimento de Jesus nos remete para a singeleza, para o despojamento, para a pobreza. Olhar para o presépio não é ocasião para alimentar um romantismo vazio, como se fosse uma historinha do passado que nos emociona, e só. 
É uma oportunidade para meditar o modo como Deus resolveu se encarnar: primeiro no seio de uma jovem, virgem e pobre. O Rei do Universo nasce na manjedoura, não no palácio. Os primeiros que souberam do Salvador e as primeiras testemunhas foram pobres pastores (discriminados na época), não os Reis. Deus usa a fraqueza para manifestar a sua força. 
A salvação está na pobreza, no despojamento, na simplicidade, na singeleza, no comum da vida. Os pobres são prediletos de Deus, porque conseguem acolher a mensagem de salvação. Que a nossa pobreza seja o espaço para Deus nascer. Que nossa mente não fique ofuscada pelo amor às riquezas falsas. Que nossa solidariedade com os pobres seja a imitação da solidariedade de Deus que escolheu os pobres para anunciar a Boa-Nova, que escolheu a pobreza para nascer. Que hoje possamos acolher o verdadeiro Rei. Que Ele nos traga aos afetos os verdadeiros valores: o amor, o perdão, a solidariedade, a compreensão, a simplicidade... Hoje nosso coração é Belém. “Ah, que alegria! Deus se faz homem e também já nasceu! Onde? Em mim”.

FOLHETO O DIA DO SENHOR Diocese de Colatina ES

Nenhum comentário: