26 de fevereiro de 2012

DICAS DE SAÚDE

Foi realizado pelo Ministério da Saúde, um estudo estudo sobre à Saúde no Brasil no qual aponta quais são as doenças que mais afetam a população brasileira. Algumas delas, como obesidade, doenças sexualmente transmissíveis, dengue e problemas cardiovasculares, apresentam números cada vez mais preocupantes. Na pesquisa foram destacas as principais doenças que acometem os brasileiros:

Obesidade
2º Câncer
AIDS
4º Diabetes
Tabagismo
6º Dengue
7º Hepatite C
8º Hipertenção

Durante a Quaresma iremos refletir sobre a Saúde em todas as suas esferas levando até você dicas e informações importantes sobre este tema. Para iniciarmos vamos falar um pouco sobre a OBESIDADE que

segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 30% das crianças do país têm sobrepeso e metade delas é obesa e cerca de 13% da população adulta é obesa e 48% é acima do peso.

Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo.

Nas diversas etapas do seu desenvolvimento, o organismo humano é o resultado de diferentes interações entre o seu patrimônio genético (herdado de seus pais e familiares), o ambiente sócio econômico, cultural e educativo e o seu ambiente individual e familiar. Os pacientes Obesos apresentam limitações, sem contar com outras doenças que são desencadeadas pela Obesidade.

O tratamento e prevenção da obesidade envolve necessariamente a reeducação alimentar, o aumento da atividade física e, eventualmente, o uso de algumas medicações auxiliares. Dependendo da situação de cada paciente, pode estar indicado o tratamento comportamental envolvendo o psiquiatra. Nos casos de obesidade secundária a outras doenças, o tratamento deve inicialmente ser dirigido para a causa do distúrbio.

Uma dieta saudável deve ser sempre incentivada já na infância, evitando-se que crianças apresentem peso acima do normal. A dieta deve estar incluída em princípios gerais de vida saudável, na qual se incluem a atividade física, o lazer, os relacionamentos afetivos adequados e uma estrutura familiar organizada.


Nenhum comentário: