24 de março de 2012

ARTIGO DO BISPO "O Bom Samaritano e a saúde pública"

                                                 
Leio sempre com atenção os artigos de Vanguarda. O Professor Menelau sempre me ajuda a aperfeiçoar o meu português... Mas esta semana me chamou a atenção o artigo de Veridiano Santos que refletindo sobre "A barriga cheia e a cabeça vazia, sonha com alguns recordes importantes para Caruaru: escolas, teatros, biblioteca etc. E na onda da Campanha da Fraternidade sobre saúde pública, fiquei sonhando com saúde, fiquei sonhando com uma saúde digna para todos os habitantes da nossa Cidade e da Região. Para que isso aconteça são importantes os investimentos, como os do hospital Regional Mestre Vitalino. Existem, porém, atitudes humanas que ajudam a tratar o doente de uma firma global: corpo e espírito.
Para entender quais deveriam ser estas atitudes devemos voltar à Parábola do Bom Samaritano (Lc 10). A figura do Samaritano é modelo para a ação da Igreja no campo da saúde e na defesa das políticas públicas. São verbos que merecem a nossa atenção:
1 Ver - O bom Samaritano é todo homem que se detém junto ao sofrimento de outro homem, seja qual for o sofrimento" (SD 28).
2 Compadecer-se - " Bom samaritano é todo o homem sensível ao sofrimento de outrem... Por vezes esta compaixão acaba por ser a única ou a principal expressão do nosso amor e da nossa solidariedade com o homem que sofre" (SD 28).
3 Aproximar-se - Curar-se do medo de se aproximar do outro, de se tornar próximo do outro, pois isto implica aceitar tornar-se frágil nas mãos de outrem.
4-Curar - A presença do outro que sofre clama por cuidado. Acolhendo este clamor se traduz em atitudes os sentimentos de solidariedade e compaixão.
5-Colocar no próprio animal - significa colocar a serviço do outro os próprios bens.
6- Levar à hospedaria - indica a necessidade de mudanças e adaptação para atender aquele que sofre. A mobilização de levar à hospedaria gera uma rede de solidariedade.
7- Cuidar - Este verbo expressa o conjunto da intervenção do Samaritano. Cuidar passa a ser uma missão, pois os passos dados pelas ações no decorrer da intervenção gera compromisso.
As estruturas hospitalares são necessárias, mas não são suficientes, se não forem humanizadas.
Dom Bernadino Marchió
Bispo Diocesano de Caruaru - PE
FONTE: JORNAL VANGUARDA (CARUARU - PE)

Nenhum comentário: