11 de janeiro de 2014

SOLENIDADE DO BATISMO DO SENHOR

Vivemos num mundo desafiador. Palavras isoladas não convencem. Há muitas vozes gerando uma grande gritaria onde a Palavra de Deus, que dá sentido à vida da gente, quase se perde ou não se ouve. Vendo Jesus que, depois de seu batismo, torna público seu testemunho de parceiro dos pobres na história, somos chamados a segui-lo, transformando nossas palavras e boas intenções em gestos concretos de vida e esperança. 
Assumir o nosso batismo é buscar com perseverança a mesma coerência presente entre as palavras e a prática de Jesus. É tarefa nossa ajudar a todos os nossos irmãos e irmãs a descobrir que o batismo nos insere numa grande família. Por meio dela poderemos descobrir o sentido da vida, tão nebuloso nos dias de hoje. Nós fomos batizados no Espírito e 
enxertados em Cristo. Mortos ao pecado e ressuscitados em Cristo. Ser cristão significa descobrir em Jesus o grande amor do Pai que o envia ao mundo e acreditar na força do espírito que age por intermédio de suas obras. Ser cristão significa ainda receber o Espírito de Jesus, como a verdade definitiva e juízo de Deus sobre a história. O cristão encontra no Servo a dinâmica para sua vida e o conteúdo de sua missão. O batismo de Jesus foi um ato de solidariedade com essa gente excluída. 
Eles se achegavam a João, acreditando receber a purificação que o sistema de sacrifícios do templo não permitia. A revelação feita sobre Jesus no momento do batismo (pomba-Espírito e voz-Pai) é a confirmação de que Ele tem uma missão especial nessa realidade em que vive. Nosso batismo nos coloca no grupo de Jesus, a serviço da mesma missão. Com Ele os céus se abriram, a esperança voltou, a presença de Deus alimenta a fé no que parece impossível. A missão é grande. Abrange a terra inteira, e não estará completa enquanto a humanidade toda não encontrar o caminho do Pai. 
Mas se a missão é grande, maior é a esperança naquele que mantém os céus abertos e nos chama de filhos. O batismo constitui uma revelação ou Epifania de Deus em Jesus Cristo. Jesus é o representante no mundo, o primogênito, a pedra angular, mediador, sacerdote. Jesus é chamado de Messias, o ungido, pois nele está toda a força de Deus, ou o Espírito de Deus. E nós, como estamos vivendo o nosso batismo? 

FOLHETO O DIA DO SENHOR - DIOCESE DE COLATINA - ES

Nenhum comentário: